Histórico de Publicações

2023 foi um ano muito importante para o Observatório Português de Canábis Medicinal, (embora não tanto quanto o desejado). É muito gratificante saber que em cada desafio e conquista, compartilharmos a alegria e satisfação de o ter ao nosso lado, apoiando as nossas iniciativas e motivando os nossos esforços. Neste momento especial, aproveitamos para agradecer a cada um de vós pela confiança e por nos ajudarem a fazer a diferença na vida de outras pessoas. Em nome de toda a nossa equipe, desejamos-lhe a si e sua família um Natal repleto de alegrias e luz, e que as celebrações de final de ano sejam permeadas por momentos de união, amor, saúde e felicidade. Obrigado por fazerem parte da nossa história!

Utilização de produtos naturais para controlo de crises convulsivas em crianças

Preencham por favor o inquérito e ajudem-nos a partilhar!

“Foi solicitado apoio ao Observatório Português de Canábis Medicinal, por uma equipa de investigação de Farmácia, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança, orientado pela Prof.ª Olivia Pereira e Prof. Miguel Nascimento, a divulgação do inquérito sobre a “Utilização de produtos naturais para controlo de crises convulsivas em crianças” para perceber a relevância/importância que dão a este tipo terapêutica. Inquérito
Agradecemos toda a vossa habitual colaboração no preenchimento deste breve inquérito!
OPCM”

Farmácias portuguesas passam a vender canábis para fins medicinais

As farmácias portuguesas já têm autorização do Infarmed para a venda de canábis para fins medicinais. Trata-se da flor seca da canábis, que pode ser consumida por doentes com prescrição médica, para tratar diversos problemas de saúde.
O novo produto pode ser usado para evitar dor crónica ou náuseas e vómitos provocados pela quimioterapia, mas nem todos os doentes podem recorrer a esta terapêutica. De fora ficam os doentes epiléticos.
Jornalista Diana Craveiro

Informem-se a partir de hoje junto do vosso médico e vão-nos dando feedback por mensagem no Facebook ou por e-mail info@opcm.pt para que vos possamos ajudar! Obrigada

Fonte: RTP Notícias

 

Órgãos Sociais Biénio 2021/2023

4.⁰ ANIVERSÁRIO DO OPCM

No dia 22 de abril de 2023, o Observatório Português de Canábis Medicinal (OPCM) celebrou o seu 4.⁰ aniversário. Desde sua fundação, o OPCM tem sido uma referência na pesquisa e no acompanhamento da utilização da canábis medicinal em Portugal.

O OPCM tem o papel fundamental de fornecer informações precisas e em ajudar a educar doentes e profissionais de saúde sobre o uso da canábis medicinal em Portugal.
Parabéns pelo seu 4.⁰ aniversário e seu importante trabalho em prol da saúde e bem-estar dos doentes.

Neste nosso 4.⁰ aniversário, partilhamos convosco uma retrospetiva de vários momentos marcantes que nos mostram cada vez mais que temos de continuar a lutar diariamente, por todos os que precisam de mais e melhor qualidade de vida!
Obrigada a todos os que nos acompanham!

Reproduzir vídeo

OPCM - 2.º Aniversário

O tratamento com Canábis Medicinal é usado no alívio de sintomas de patologias como esclerose múltipla, autismo, endometriose, epilepsia, cancro, Fibromialgia, dor crónica entre muitas outras.
Apesar de ser legal o seu uso em Portugal, de ser mais uma abordagem terapêutica, ainda não está totalmente acessível nas farmácias, não é disponibilizado nem comparticipado pelo SNS. Negando a imensas famílias a possibilidade de terem qualidade de vida, negando a imensas pessoas a oportunidade de terem uma vida digna, de terem acompanhamento médico. Há dois anos que o Observatório Português de Canábis Medicinal foi criado para ajudar quem precisa, para informar e desmistificar o uso da Planta Canábis para fins medicinais. Para ajudar quem apenas quer cuidar dos seus.
Para celebrar estes 730 dias, mostramos algumas das pessoas que usam tratamentos de canábis medicinal, pessoas que tiveram melhorias substanciais na sua qualidade de vida, que puderam voltar aos seus trabalhos, que vivem dias com menos dor, que puderam voltar a correr, a viver.

Que voltaram a sorrir.

A todos os que deram o seu testemunho, o nosso maior obrigado.

OPCM - 2.º Aniversário - 22/04/2021

“O Observatório comemora hoje 2 anos. Num mundo perfeito não haveria a necessidade da nossa existência… como não o é, existimos e vamos continuar a trabalhar pelo direito a melhores tratamentos para todas as pessoas.
É essa a razão de estarmos presentes: as pessoas. Os filhos, os irmãos, os que cuidam e os de quem cuidamos.
Antecipamos hoje um pouco do muito que queremos partilhar convosco amanhã pelas 19h no Facebook do OPCM.“

2ª Assembleia Geral do OPCM - 1 de Fevereiro de 2020

Obrigada pelo contributo dos associados presentes e membros do conselho consultivo! Se quer fazer parte das próximas Assembleias, ser um elemento com poder de decisão, interveniente e ajudar-nos a concretizar os fins a que nos propomos! Torne-se associado! Juntos somos mais fortes.

Canábis medicinal na conferência anual da LPCE

Pela vez primeira fala-se de Canábis medicinal na conferência anual da Liga Portuguesa Contra a Epilepsia (LPCE). Um passo gigante para um futuro acompanhamento dos doentes com Epilepsia! Questões como qualidade das preparações e substâncias aprovadas pelo Infarmed, aceitação da terapêutica, evidências científicas… dois anos são necessários para a saída de um produto com ACM obedecendo à qualidade exigida pela autoridade reguladora do medicamento em Portugal! Estamos perto de ter o primeiro extrato para epilepsia autorizado! Juntos vamos conseguir!

OPCM - 1.º Aniversário - Testemunhos Reais

Hoje no Dia da Terra comemoramos o Primeiro Aniversário do OPCM. Mostramos o nosso contributo nesta luta pelo acesso à planta Canábis, “fruto” da terra e que tem inúmeros beneficios e damos voz aos doentes que dela precisam para terem melhores condições de vida! Agradecemos a todos que estão connosco nesta nossa jornada e damos as boas vindas a quem se queira juntar a nós! JUNTOS VAMOS CONSEGUIR! Obrigada Ana Cristina Matos, João Saúde, Ana Simões e Liliana Pinto pelos vossos testemunhos!