Medicamentos

- Sativex

O Sativex é um nebulizador bucal que contém extratos da planta Canábis -canabinóides. Cada pulverização única de 100 microlitros contém: 2,7 mg de delta-9-tetrahidrocanabinol (THC) e 2,5 mg de canabidiol (CBD). O Sativex é utilizado na esclerose múltipla (EM) para melhorar os sintomas relacionados com a rigidez muscular, também chamada “espasticidade”, quando existe um aumento do “tónus muscular”. O Sativex é utilizado quando os doentes estão refratários às medicações convencionais e não alcançaram melhorias em relação à sua rigidez/espasticidade. 

As substâncias ativas são: Delta-9-tetrahidrocanabinol (THC PFV) + Canabidiol (CBD PFV), Prep de Fármacos Vegetais, ext Cannabis sativa.

O Titular de AIM (Autorização de Introdução no Mercado) é a GW Pharma (International) B.V. O PVP é 475,27€ com comparticipação de 37% Para mais informações consulte o site infomed ou consulte os seguintes documentos.

PDF: Informação para o doente | Características do medicamento

Preparações

- Tilray Flor Seca THC 18

O Infarmed autorizou a comercialização em farmácias portuguesas da primeira preparação Medicinal à base da planta Canábis: “Tilray Flor Seca THC 18”, (um quimiotipo alto em THC produzido pela farmacêutica Tilray Portugal).

Esta preparação consiste em flores secas da planta fêmea de Cannabis Sativa L. com 18% de delta-9-tetrahidrocanabinol (THC) e <1% de canabidiol (CBD).

A vaporização com dispositivo médico certificado é a única forma de administração.

O uso da preparação “Tilray Flor Seca THC 18” está dependente de prescrição médica obrigatória, após realização de diagnóstico adequado e que nos casos em que se determine que os tratamentos convencionais com medicamentos autorizados não estão a produzir os efeitos esperados ou provocam efeitos adversos relevantes, como previsto no Decreto-Lei n.º 8/2019 de 15 de janeiro, capitulo IV, artigo 17.º

Os doentes com indicação para o uso do mesmo, serão os doentes que se enquadrem em 6 das 7 indicações terapêuticas de acordo com o INFARMED I.P. na DELIBERAÇÃO N.º 11/CD/2019, no disposto no n.º 3 do artigo 9.º da Lei n.º 33/2018. As 6 indicações terapêuticas são:

  1. a) Espasticidade associada à esclerose múltipla ou lesões da espinal medula;
  2. b) Náuseas, vómitos (resultante da quimioterapia, radioterapia e terapia combinada de HIV e medicação para hepatite C);
  3. c) Estimulação do apetite nos cuidados paliativos de doentes sujeitos a tratamentos oncológicos ou com SIDA;
  4. d) Dor crónica (associada a doenças oncológicas ou ao sistema nervoso, como por exemplo na dor neuropática causada por lesão de um nervo, dor do membro fantasma, nevralgia do trigémio ou após herpes zoster);
  5. e) Síndrome de Gilles de la Tourette;
  6. f) Glaucoma resistente à terapêutica.

Para mais informação pode consultar o PDF em baixo ou através de consulta no site Infomed, onde pode encontrará informação mais pormenorizada e atualizada sobre a preparação, preço, data de dispensa, etc.

PDF: Instruções de utilização

Outros

- Epidiolex

O Epidiolex é um medicamento sob a forma de solução oral com canabidiol. É uma terapia coadjuvante para crises epiléticas em epilepsias refratárias como a síndrome de Lennox-Gastaut ou Dravet. 

O Epidiolex foi lançado pela farmacêutica inglesa GW Pharmaceuticals como medicamento e tem apenas cannabidiol (CBD) na sua composição, um componente da planta Cannabis sativa L. 

O preço do tratamento convencional com Epidiolex custa, nos EUA, cerca de 32.500 dólares por ano (28.783 euros). O Epidiolex foi aprovado em 2018 pela Food and Drug Administration – FDA nos Estados Unidos da América. 

O Epidiolex está aprovado pela Agência Europeia do Medicamento – EMA desde setembro de 2019, como pode ser consultado aqui. Epidiolex | European Medicines Agency (europa.eu). 

Consultada pelo OPCM a GW Pharma respondeu que não fez o registo até agora nem tenciona registar o medicamento através de uma AIM (Autorização de Introdução no Mercado) ao Infarmed num futuro imediato: 

“Nós atualmente não temos presença em Portugal ou planeamos estabelecê-la num futuro próximo. O nosso objetivo final é tornar os nossos medicamentos acessíveis aos doentes num maior número de países possível, mas nós precisamos de o fazer de uma forma sustentável e infelizmente, isto significa que nós não conseguimos levá-los até às pessoas tão depressa como seria desejável.”

PDF: Informação do produto

Listagem de Entidades licenciadas para Cultivo de Substâncias Controladas / Canábis

Preparações e Substâncias à Base da Planta Canábis em Portugal
Infarmed - Fevereiro de 2021

- Listagem de Entidades licenciadas para Cultivo de Substâncias Controladas / Canábis

Preparações e Substâncias à Base da Planta Canábis em Portugal
Infarmed - Fevereiro de 2021

- Listagem de Entidades licenciadas para Cultivo de Substâncias Controladas / Canábis

Preparações e Substâncias à Base da Planta Canábis em Portugal
Infarmed - Fevereiro de 2021

Junte-se a nós

Pode fazer um donativo, ser associado ou fazer o seu Registo na nossa base de dados de utilizadores de Canábis para Fins Terapêuticos. Siga as ligações abaixo. 

Fazer donativo

Formulário – Torna-te associado

Formulário – Registo de utilizadores de canábis para fins terapêuticos

Copyright © 2019 Observatório Português de Canábis Medicinal designed by João Batista ETPR

O OPCM responsabiliza-se pela veracidade das informações no momento da sua publicação. No entanto, como sabemos as mesmas vão ficando desatualizadas devido aos novos avanços científicos.  O mesmo acontece com as leis e a sua regulamentação. Tentaremos tanto quanto possível que a informação seja sempre atual e agradecemos desde já que contribuam para essa atualização através do formulário disponível para as sugestões.

Todo e qualquer conteúdo deste site não deve ser usado em substituição de um aconselhamento médico. As informações contidas neste site não têm como objetivo promover o uso de plantas etnobotânicas, apenas informar que a terapêutica existe e está ser cada vez mais estudada por forma a ajudar os doentes. O OPCM rejeita especificamente qualquer responsabilidade legal em relação a qualquer acidente, lesão ou dano que possa acontecer, como uma consequência direta ou indireta do uso ou aplicação de qualquer conteúdo que apareça neste site.