O primeiro ensaio clínico analisa a canábis como um tratamento potencial para a enxaqueca

O primeiro ensaio clínico analisa a canábis como um tratamento potencial para a enxaqueca

Está a decorrer o primeiro ensaio “controlado por placebo” para descobrir se o THC e o CBD são eficazes no tratamento das enxaquecas.

Os especialistas médicos da UC San Diego estão a conduzir o “primeiro ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado por placebo que analisa a Canábis como um tratamento potencialmente eficaz para as enxaquecas agudas.

De acordo com a notícia , o ensaio começou com aproximadamente com 20 participantes, mas o objetivo final é ter 90 participantes que serão tratados para quatro “tipos” de enxaqueca separados em quatro tratamentos diferentes cada um com THC e CBD, uma combinação dos dois e um placebo.

Os produtos são administrados através de um vaporizador.

Embora uma enxaqueca possa ser apenas uma dor de cabeça leve a moderada, nem todos têm a sorte de apresentar sintomas toleráveis.

Uma participante do ensaio, Allison Knigge, tem lidado com enxaquecas desde os anos de secundário.

Ela disse: “Eu descreveria as minhas enxaquecas como uma dor aguda. Parece que meu cérebro está a ser espremido. Causa uma extrema sensibilidade à luz e ao som e tenho náuseas horríveis.

“Houve ocasiões em que senti um nível de dor de seis ou mais de intensidade por aproximadamente 25 dias durante um mês. Estas dores afetam a minha qualidade de vida.

“As Minhas enxaquecas são desencadeadas pelas mudanças de clima, stress e falta de sono. Quando a dor atinge níveis máximos, fico na cama o dia todo com as luzes apagadas. Quando tenho uma enxaqueca, fico completamente incapaz, e isso é um desafio como mãe. ”.

Os pesquisadores afirmam que, embora haja um grande número de tratamentos clinicamente aprovados para aqueles que sofrem de enxaquecas, muitos doentes optam por recorrer a produtos à base de Canábis para tratar a sua sintomatologia.

Além disso, num estudo recente numa outra universidade americana no Colorado, os investigadores disseram que outros participantes relataram alívio da dor após usar Canábis

do que aqueles que estavam a tomar medicamentos para enxaqueca convencionais.

Nathaniel Schuster, MD, especialista no controle da dor e neurologista da dor de cabeça da UC San Diego Health e investigador do Centro de Pesquisa de Canábis Medicinal da UC San Diego, disse: “Muitos doentes que sofrem de enxaquecas usam há muitos anos, mas nunca falaram com os seus médicos.

“Eles tratam-se sim, com vários tratamentos à base de Canábis.

“Neste momento, quando os doentes nos perguntam se a Canábis funciona nas enxaquecas, não temos dados baseados em evidências para responder a essa pergunta.

_____________________________________________________________________________________________________

Jornalista: Roland Sebestyén

Fonte: Canex

Link do Artigo Original: First Clinical Trial Looks at Cannabis As Potential Treatment For Migraine (canex.co.uk)