Nova tecnologia amplia efeitos terapêuticos da cannabis medicinal

Nova tecnologia amplia efeitos terapêuticos da cannabis medicinal

Newswise — Pesquisadores do Technion – Israel Institute of Technology e do Institute of Shenkar desenvolveram um inovador sistema de entrega de medicamentos que libera a canábis medicinal lentamente para fornecer tratamento sob medida com um efeito duradouro.

Quando a canábis medicinal é usada hoje para tratar condições como dor relacionada ao câncer, Parkinson, transtorno pós-traumático e epilepsia, ela geralmente é inalada ou tomada oralmente. Mas esses métodos têm desvantagens. Toda a quantidade entra no corpo de uma só vez, resultando em um efeito de curta duração de apenas algumas horas. E a decomposição do tratamento no corpo depende de vários fatores, incluindo o tipo de alimento consumido antes.

Pesquisadores do Technion, liderados pelo professor Dedi Meiri, juntamente com cientistas da Shenkar College of Engineering, Design e Art, desenvolveram uma plataforma para a liberação lenta e controlada de um espectro completo de canabinóides no corpo. Minúsculas microesferas de polímeros, chamadas microdepotas, são carregadas com fitoscanabinóides, os produtos químicos que ocorrem naturalmente na cannabis. Quando injetados no paciente, os microdepots liberam gradualmente uma combinação específica de fitonabinoides durante um período de duas semanas ou mais. O resultado é um efeito duradouro que é adaptado às suas metas específicas de tratamento, como convulsões.

“A ideia é que possamos possivelmente tratar crianças com formas graves de epilepsia, onde em vez de serem tratadas com óleo duas vezes por dia, elas podem receber uma injeção uma vez por mês”, disse o Dr. Dan Lewitus, do Departamento de Engenharia de Polímeros da faculdade.

Para provar a eficácia desta tecnologia de entrega de cannabis, um conjunto de camundongos foi injetado diretamente com extratos de óleo, enquanto um segundo conjunto foi injetado com microdepotas. Uma semana depois, convulsões epilépticas foram induzidas nos camundongos. Os pesquisadores descobriram que os microdepotas reduziram a ocorrência de convulsões tônicas-clonicas, o tipo mais grave de convulsão, em 40%. Os microdepots também aumentaram a taxa de sobrevivência da convulsão em 50%.

O tratamento da cannabis usando microesferas semelhantes existe atualmente, mas só é adequado para moléculas específicas de cannabis, não para o espectro completo. Como os canabinóides individuais são desejáveis para diferentes tratamentos, os efeitos médicos das microesferas anteriores foram limitados.

“Em estudos anteriores, descobrimos que, para o tratamento da epilepsia, extratos de cannabis ricos em CBD são muito mais eficazes terapêuticamente do que moléculas específicas”, disse o Prof. Meiri. “Em outras palavras, [essa tecnologia] é muito maior do que a soma de suas partes… permitindo um efeito terapêutico aprimorado.”

O Laboratório de Biologia do Câncer e Pesquisa Canabinoide da Faculdade de Biologia da Faculdade de Biologia é o maior do gênero na academia, com 44 pesquisadores desenvolvendo métodos para analisar os compostos ativos em mais de 900 tipos diferentes de plantas de cannabis. Eles trabalham com produtores de cannabis para identificar quase todas as cepas de maconha cultivadas em Israel, com o objetivo de combinar cepas específicas com as doenças que afeta.

Esta pesquisa foi apoiada pela Autoridade israelense de Inovação do Ministério da Economia, e foi publicada na ACS Applied Materials & Interfaces.

Por mais de um século, o Technion – Israel Institute of Technology foi pioneiro na educação em ciência e tecnologia e proporcionou impactos que mudaram o mundo. Orgulhosamente uma universidade global, a Technion há muito aproveitou colaborações de fronteira para avançar em pesquisas e tecnologias inovadoras. Agora, com presença em três países, o Technion preparará a próxima geração de inovadores globais. Pessoas, ideias e invenções tecnion fazem contribuições imensuráveis para o mundo, inovando em campos desde pesquisa sobre câncer e energia sustentável até computação quântica e ciência da computação para fazer o bem em todo o mundo.

American Technion Society apoia a educação visionária e o impacto que muda o mundo através do Technion – Israel Institute of Technology. Com sede em Nova York, representamos milhares de doadores, ex-alunos e partes interessadas dos EUA que investem no crescimento e inovação da Technion para avançar em pesquisas e tecnologias críticas que servem ao Estado de Israel e ao bem global. Ao longo de mais de 75 anos, nossa rede nacional de apoiadores financiou novas bolsas de estudo, pesquisa, laboratórios e instalações da Technion que ajudaram a fornecer contribuições que mudaram o mundo e estenderam a educação Technion para campi em três países.

_______________________________________________________________________________________________

Fonte: American Technion Society